Powered By Blogger

terça-feira, 26 de junho de 2012

MÓDULO 14 - CONTABILIDADE PÚBLICA



REFLEXÃO

O Módulo ‘Contabilidade na escola’, com o propósito de debater sobre a Contabilidade como ferramenta necessária ao desenvolvimento humano, apresentou a origem e a aplicação dos recursos da educação básica pública no Brasil. Estudamos sobre a origem da Contabilidade que nos remete ao início da civilização, quando as pessoas já contavam e anotavam seus bens.

Nos fez refletir sobre a seguinte questão: qual a relação entre a Contabilidade e o desenvolvimento humano? Devemos contar com a colaboração desta ciência chamada Contabilidade em benefício do nosso crescimento social e pessoal, se quisermos promover uma educação pública de qualidade. Pois é através dos recursos destinados à educação e sua eficiente aplicação que conseguiremos avançar rumo a um futuro mais justo e benéfico para todo o povo brasileiro.

Aprendemos que o simples fato de pedir NF pode beneficiar a escola do nosso bairro, que devemos ficar de olhos e ouvidos bem abertos para as prestações de contas públicas, para saber exatamente aonde está sendo investido os recursos que são destinados à educação, à saúde, etc.

Acredito que o estudo deste módulo nos ajudou bastante, mostrando que nós, a população, devemos fiscalizar e cobrar, e não deixar tudo nas mãos do poder público, pois somos nós quem pagamos, e somos nós que devemos ser beneficiados com a aplicação destes recursos.

Cursista - Silvana Fátima Soares - Técnica em Secretaria Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário